Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

A Educação Espartana


O espartano era um cidadão desde cedo moldado conforme os valores militaristas de sua cidade-Estado.
Em termos genéricos, podemos ver que a educação desenvolvida em Esparta estava intimamente ligada ao caráter militarista que a sociedade e o governo tomavam naquela época. Desde a mais tenra idade, percebemos que a formação do indivíduo era reconhecida como uma função a ser obrigatoriamente assumida pelo próprio Estado. Para compreendermos tal prática, é necessário nos lembrar que os espartanos viam cada novo ser como um soldado em potencial.

Já ao nascer, a criança era minuciosamente observada por um grupo de anciãos. Caso ela não apresentasse uma boa saúde ou tivesse algum problema físico, era invariavelmente lançada do cume do monte Taigeto. Se fosse considerada saudável, ela poderia ficar com a sua mãe até os sete anos de idade. Depois disso, passava a ficar sob a tutela do governo espartano para assim receber todo o conhecimento necessário à sua vindoura trajetória militar.

Entre os sete e os doze anos a criança recebia os conhecimentos fundamentais para que conhecesse a organização e as tradições de seu povo. Depois disso, era dado início a um rigoroso treinamento militar onde seria colocado em uma série de provações e testes que deveriam aprimorar as habilidades do jovem. Nessa fase, o aprendiz era solto em um campo onde deveria obter o seu próprio sustento por meio da coleta, da caça de animais ou, em alguns casos, por meio do furto.

Nessa mesma época, os aprendizes eram colocados para realizarem longas marchas e lutarem uns com os outros. Dessa maneira, aprendiam a combater eficazmente. Além disso, havia uma grande preocupação em expor esse soldado a situações provadoras que atestassem a sua resistência a condições adversas e obediência aos seus superiores. Cada vez que não cumprisse uma determinada missão, esse soldado em treinamento era submetido a terríveis punições físicas.

Quando chegavam aos dezessete anos de idade, o soldado espartano era submetido a um importante “teste final”: a kriptia. Funcionando como uma espécie de jogo de esconde-esconde, os soldados participantes se escondiam de dia em um campo para, ao anoitecer, saírem à caça do maior número de hilotas (escravos) possíveis. Quem sobrevivesse a esse processo de seleção já estaria formado para integrar as fileiras do exército e teria direito a um lote de terras.

Com relação às mulheres, devemos salientar que essa mesma tutela exercida pelo Estado também era dirigida a elas. De acordo com a cultura espartana, somente uma mulher fisicamente preparada teria condições de gerar filhos que pudessem lutar bravamente pela defesa de sua cidade-Estado. Além disso, durante sua vida civil ela poderia adquirir o direto de propriedade e não estava necessariamente sujeita à autoridade de seu marido.

Quando alcançava os trinta anos de idade, o soldado espartano poderia galgar a condição de cidadão. A partir desse momento, ele participava das decisões e leis a serem discutidas na Ápela, assembleia que poderia vetar a criação de leis e indicava os indivíduos que comporiam a classe política dirigente de Esparta. Quando atingia a idade de sessenta anos, o indivíduo poderia sair do exército e integrar a Gerúsia, o conselho de anciãos responsável pela criação das leis espartanas.
Fontes: http://www.brasilescola.com/historiag/a-educacao-espartana.htm
             http://hid0141.blogspot.com.br/2012/03/educacao-espartana.html




domingo, 18 de março de 2012

Minha Nova Foto!

Olha agora eu tenho uma nova foto, ele não se parece muito comigo mais serve. Agora e só mudar a foto na assinatura... E plim! fala serio??? Plim? Ta de zuera né? Olha minha foto ae:
Primeiro o nome. Depois a foto... Você na verdade e um alienigena que matou o dono e agora quer dominar a terra com o blog dele?














segunda-feira, 12 de março de 2012

Camisetas do Acampamento

Morram de inveja das minhas camisetas do acampamento meio-sangue, eu comprei as duas. Na verdade eu comprei no Mercado Livre. Se querem comprar também vá até o final da postagem lá vai ter um link, vai te levar até a página que comprei as camisetas.

Camiseta Camp Half Blood Acampamento M Sangue Júpiter Lana





domingo, 11 de março de 2012

Avisos

Tenho só algumas noticias, Agora iremos colocar nossos pets virtuais(tentando simular os nossos de verdade) eles irão ficar na página equipe no perfil de cada um. Eu não sei os outros mas eu estou em tempo de testes vai de 23/03 até 30/03 então se o blog não estiver em dia e porque estou muito enrolado! Isto e para os parceiros e os leitores não pensarem que abandonei o blog.





sexta-feira, 9 de março de 2012

Feliz Niver!!!!

Foi atrasado mas foi só um pouquinho! E o aniversário do Brandon T. Jackson que está fazendo 28 anos!!! Você esqueceu o do Logan!!! Você não vai dar um parabéns para ele não??? Ah... Feliz aniversário hiper atrasado Logan!!!






quinta-feira, 1 de março de 2012

Estamos de Volta!

Sim, isto mesmo estamos de volta o blog só estava de férias mentira você não tinha assunto e mandou essa para descontrair... Agora veja os atores para Mar de Monstros:

Douglas Smith irá fazer o Tyson





Agora as Parcas:


       Missi Pyle                 Yvette Nicole Brown               Mary Birdsong

Fontes: Team ALB Brasil, Percy Brasil